“Não seria exagero afirmar que o mito é a abertura secreta pela qual se derramam as energias inexauríveis do cosmos sobre a manifestação cultural humana. Religiões, filosofias, artes, formas sociais do homem primitivo e histórico, as descobertas pioneiras da ciência e da tecnologia, os próprios sonhos que invadem o sono emergem do anel elementar do mito.”
Joseph Campbell, ¨The Hero with a Thousand Faces”
Os mitos são metáforas. Sua linguagem é a dos sonhos e das artes. Os mitos são vivos. Não surgiram para serem compreendidos, mas para serem vividos. Eles são os relatos dos medos, desejos e esperanças mais profundos de toda a espécie humana. Na história da humanidade, durante um longo período, essa ¨percepção mitológica¨ acompanhou o ser humano: a experiência de ser participante da natureza e do Cosmo, que por sua vez, são a manifestação do Sagrado. Uma união mística formava o triângulo: Homem, Natureza e Divindade, causando a experiência de reverência e assombro diante do mistério da Vida.
Nos Sábados Mitológicos, traremos aos participantes o universo da mitologia grega e suas relações com a vida contemporânea, proporcionando a reflexão e experiência estética nos diversos aspectos do cotidiano.
Sábados Mitológicos
das 10h às 17h30
Local: Rua Girassol 107 Vila Madalena
Programação
Fevereiro 25- Divindades da Natureza
Março 25- Imagens do Sagrado na maturidade
Abril 29 – Os deuses e a Arte
Maio 27 – O agente mágico universal
Junho 24 – Epifania, o Sagrado manifesto
Sobre o prof. Jorge Cristovam Oliva:
Especialista em Teorias e Técnicas para Cuidados Integrativos pela UNIFESP. Tem formação em artes pela FPA e é professor de artes cênicas, ator, coreógrafo e dramaturgo. Estudioso da mitologia, dá orientação mitológica e também preparação corporal para peças teatrais, ministra palestras e atua como técnico em oficinas terapêuticas de teatro.
Mais informações, contate-nos
Desenho: Jorge Oliva
Design do post: Geosfera