«Nada» em sânscrito significa som, ou seja, Nada Yoga é a prática de Yoga guiada pelo som. A música clássica indiana é uma das formas mais eficientes para o aspirante iniciar-se no Nada Yoga, mais especificamente o canto Dhrupad. Ela é constituída de uma grande variedade de ragas ou modos melódicos específicos que produzem efeitos poderosos tanto no indivíduo como no meio etéreo que o rodeia.
Dhrupad é a forma sobrevivente mais antiga da música clássica indiana, tendo sido originada no canto dos hinos védicos e mantras. Além de ser uma arte clássica altamente desenvolvida com uma complexa e elaborada gramática e estética, é também principalmente uma forma de veneração, na qual oferendas são feitas ao divino através do som ou «nada».
O Dhrupad pode ser visto como uma meditação, uma forma de yoga baseada no conhecimento dos nadis e chakras e também como uma arte performativa retratando um vasto universo de emoções humanas. Originariamente templária, é uma música profundamente espiritual e meditativa.
A intenção do Nada Yoga é desenvolver os conhecimentos terapêuticos e meditativos dos sons e aprender a utilizá-los e controlá-los como instrumento gerador de saúde e bem estar.
Facilitador:
Ricardo Passos é um músico português multi-instrumentista com uma longa trajetória dedicada ao estudo aprofundado de várias tradições ancestrais pelos quatro cantos do mundo. Explora a criatividade e espontaneidade de uma forma surpreendente, o que faz com que sua performance seja única e irrepetível e desperte no ouvinte as mais intensas e variadas emoções, convidando-o a dançar ou simplesmente contemplar e relaxar. Atualmente reside em Belo Horizonte e está terminando o curso de licenciatura na UEMG com habilitação em Educação Musical.
Público alvo: Interessados no geral. Não há necessidade de experiência prévia.
Mais informações, contate-nos
Aulas em grupo de Canto Dhrupad
Dia 28 de maio das 20h as 22h
Dia 30 de maio das 18h as 20h
Dia 30 de maio das 20h as 22h
Descontos especiais para alunos, ex-alunos Rasa e inscrições duplas.